" Ir para o conteúdo

Por Kelly Toledano e Julianne Gouveia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz é um evento anual e de abrangência nacional que populariza os conhecimentos científicos e tecnológicos por meio de ações educativas e culturais. A iniciativa chega a sua 22ª edição inspirada pelo tema Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o objetivo de ressaltar a importância dos oceanos para o clima, saúde, alimentação, economia, lazer e riqueza da biodiversidade, o evento chama a atenção para a conservação e uso sustentável desse recurso, que cobre mais de 70% do planeta.

"O tema convoca para um despertar, uma reflexão a partir de uma nova concepção de educação que tem a ver com o reconhecimento das singularidades da relação com o oceano nos mais diversos territórios", comenta a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Cruz. Ela ressalta ainda que a instituição tem "o compromisso e a responsabilidade de debater e problematizar as injustiças e vulnerabilidades ambientais nessa relação, bem como promover transformações".

Unidades da Fiocruz de diferentes regiões do país já se organizam para a 22ª SNCT. O campus Manguinhos da Fiocruz, localizado no Rio de Janeiro, concentra a maior parte das atividades da edição de 2025. Um dos destaques será uma grande feira de ciências, a partir do dia 21 de outubro, com oficinas, exposições e atividades artísticas propostas por diversas unidades da Fiocruz, além de parceiros como Marinha do Brasil, Sesc Ciência, Escola Sesc de Ensino Médio, Grupo Cataratas (BioParque do Rio, AquaRio e, AquaFoz) e RedeCCAP/Casa Viva.

O evento será encerrado em 25/10 com exibição de filme (Quanto Vale o Azul? de Ricardo Gomes), roda de conversa e um pocket-show de Pedro Luís, vocalista da banda Monobloco, no Museu da Vida Fiocruz. 

Na região metropolitana do Rio, escolas e espaços culturais de diversos municípios vão receber ainda exposições e atividades educativas como parte das Ações Territoriais da SNCT 2025 na Fiocruz, realizadas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5).

Atividades educativas e artísticas em outros oito estados

A Fiocruz Paraná também promove uma extensa programação de atividades, que começou em 29 de setembro e se estende até 06 de novembro. O evento Paraná Faz Ciência circula por diversos municípios com uma abordagem poética, sensível e transdisciplinar sobre a água em suas múltiplas formas, percursos e significados, passando por Guarapuava, Comunidade Quilombola de Sutil (Ponta Grossa), Bocaiúva do Sul e Comunidade Rural de Cachoeira (Antonina). Na capital Curitiba, estão programadas atividades em escolas estaduais e a organização da Feira de Cultura Científica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Ciência, saberes tradicionais e uma batalha de rimas vão fazer parte de um percurso proposto pela Fiocruz Amazônia, que promete mostrar ao público que cuidar dos rios amazônicos é também cuidar do oceano. Está programado ainda o circuito itinerante do CiênciaPop, com oficinas, exposições e rodas de conversa sobre saúde e cultura da água nos municípios de Parintins e Manaus (AM).

Na Fiocruz Bahia, o público poderá saber mais sobre a presença da baleia jubarte no litoral baiano, incluindo mudanças nas interações dos animais com a população local ao longo dos anos e seus impactos na saúde. A ação será promovida pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, que também vai oferecer atividades interativas e rodas de conversa sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Fiocruz Pernambuco.

Os jogos serão um dos pontos altos da programação da SNCT na Fiocruz. Informações sobre imunização e sistema imunológico farão parte de um jogo de tabuleiro para todas as idades, desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Fiocruz Ceará. Crianças e adolescentes do Distrito Federal também estão convidados a participar de um quiz divertido sobre meio ambiente e saúde pública promovido pela Fiocruz Brasília, testando conhecimentos, enfrentando desafios e aprendendo em equipe.

A Fiocruz Minas vai discutir a relação entre nascentes e marés na reconstrução de vínculos com o Planeta Água. Com exposições, jogos, experiências sensoriais e oficinas, as propostas integram saberes científicos e tradicionais, estimulando engajamento social, empatia e reflexão sobre saúde pública, meio ambiente e ciência cidadã especialmente para alunos do ensino básico.

Já a Fiocruz Rondônia receberá a 2ª Mostra da Amazônia Ocidental de Ciência, com atividades desenvolvidas por (e para) estudantes e professores do ensino básico de escolas públicas de Ariquemes e Porto Velho (RO). O Estado também terá uma edição especial do Ciência na Rua, no dia 24 de outubro, com orientação de prevenção a doenças, jogos, exposições e imunização da população do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. 

A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz é uma realização da Fundação. O evento conta com recursos oriundos da Fiocruz, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como parte do Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência). Tem apoio da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz (AMVF) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ. 

A programação oficial completa está disponível no site do evento.

Publicado em 09 de outubro de 2025

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça nossos parceiros