" Ir para o conteúdo
Crédito: Gabriela Andrade

A programação do Museu da Vida Fiocruz promete animar seu novembro! Já no dia 1° de novembro tem apresentação da peça ‘Quem é Todo Mundo?’, no Sábado de Teatro do Museu.

As atrações continuam ao longo do mês. Teremos jogos, oficinas, visita ao Castelo Mourisco, incluindo sessão especial com intérprete em Libras, e muito mais.

Outros destaques da programação são as atividades 'Tem cientista na biblioteca!: acesso à ciência, memória e cultura', 'Realejo científico com mulheres extraordinárias e a Agenda 2030' e 'Um dia da museóloga: catalogação do acervo Museu da Vida Fiocruz', além de atividades extramuros!

Estamos localizados na Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). Funcionamos de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h.  

A programação mensal faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.  

Confira nossas atividades e planeje sua visita! 

Importante! 

Devido à manutenção, o prédio da Cavalariça estará sem energia durante todo o dia 1° de novembro (sábado).

O Museu da Vida Fiocruz estará fechado à visitação nos dias 15/11 (sábado), Feriado Nacional da Proclamação da República, e 20/11 (quinta-feira), Dia da Consciência Negra. 

Informamos que o elevador do Castelo Mourisco está fechado para obras de restauração. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente. 

Atenção! O Borboletário está temporariamente fechado. Ainda não há previsão para reabertura. 

O elevador do Castelo Mourisco 

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo! 

As apresentações da peça ‘Quem É Todo Mundo?’ ocorrem às sextas-feiras e contam com audiodescrição. 

 

Destaques
 
Trenzinho da Ciência* 
Quando: terça a sábado, com saídas às 10h20, 10h40, 11h25, 13h20, 13h50, 14h25 e 15h10. Senhas limitadas. 
Onde: Centro de Recepção (saída) 
Idade recomendada: livre 

Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação. 

Informamos que pessoas neurodivergentes têm prioridade no embarque das viagens do Trenzinho. O público preferencial é composto por pessoas com deficiência (é permitido um acompanhante), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças de até seis anos acompanhadas de até dois responsáveis, gestantes e lactantes. Pessoas com 80 anos ou mais terão prioridade sobre outros idosos (Lei n°13.466/2017). 

*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio. 

*No dia 27/09 (sábado), o Trenzinho da Ciência não funcionará devido à manutenção preventiva. Entre os dias 21 e 24/10, durante a SNCT 2025, o Trenzinho da Ciência não funcionará.

Visita ao Castelo Mourisco  
Quando: de terça a sexta, 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Sábados, às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10. Senhas limitadas 
Onde: Castelo Mourisco  
Idade recomendada: a partir dos 5 anos  

Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.  

* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.  

*A atividade faz parte da campanha de candidatura da Fiocruz a Patrimônio Mundial pela UNESCO.  

*Informamos que o elevador do Castelo Mourisco está fechado para obras de restauração. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente. 

Que Inseto É Esse?
Quando: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Onde: área externa da Tenda da Ciência Virgínia Schall  
Idade Recomendada: livre

Que inseto é esse? A partir da observação de caixas entomológicas, o visitante irá descobrir que os insetos formam o grupo de animais com maior diversidade da Terra e sua importância para o meio ambiente.

Sábado de Teatro: Quem é Todo Mundo?
Quando: 01/11 (sábado), às 13h30*
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall  
Idade Recomendada: livre

"Quem é todo mundo?" é uma fábula divertida e reflexiva sobre inclusão social e diversidade. A trama gira em torno da preparação de uma festa chamada ‘O Dia Mundial do Mundo’, onde diferentes mundos são convidados: o Mundo das Letras, o Mundo da Música, e o Mundo das Consistências, Cheiros e Formas. Com a ausência de alguns personagens “barrados no baile”, a festa começa a perder sua graça e sentido.

*O espetáculo é oferecido em português e Libras - Língua Brasileiras de Sinais, e conta com recursos de tecnologia assistiva (audiodescrição).
*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

Jogo de Libras 
Quando: 01/11 (sábado), às 11h e às 14h 
Onde: Pirâmide  
Idade recomendada: livre  

Você já pensou em aprender Libras enquanto se diverte? Venha aprender mais participando da nossa oficina.  
*Haverá intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).  

Mapas de Manguinhos 
Quando: 01/11 (sábado), às 14h
Onde: Casa de Chá  
Idade recomendada: livre 

Nesta atividade, nossos monitores montarão com o público um mapa em quebra-cabeças e conversarão com os visitantes sobre as mudanças que ocorreram no entorno da Fiocruz ao longo de mais de cem anos. 

Oficina Carimbos Mouriscos
Quando: 08/11 (sábado), às 15h 
Onde: Casa de Chá
Idade recomendada: livre

O Castelo Mourisco é conhecido pelos seus incontáveis detalhes, com muitas formas geométricas e padrões espalhados pelo teto e paredes. Nesta atividade vamos explorar este universo e criar ilustrações com carimbos e cores para conhecer mais deste símbolo da ciência brasileira.

Celfie
Quando: 08/11 (sábado), às 11h e às 14h 
Onde: Pirâmide
Idade recomendada: a partir de 05 anos

Seja um cientista e aprenda habilidades básicas de biotecnologia para ver mais de perto do que nossos corpos são feitos e aproveite para tirar uma selfie com suas células.

Tem Cientista na Biblioteca!: Acesso à Ciência, Memória e Cultura
Quando: 13/11 (quinta-feira), às 09h e às 13h30
Onde: Sala de consulta das Bibliotecas da Casa de Oswaldo Cruz e do Arquivo, no prédio do CDHS, sala 104
Idade recomendada: 09 a 14 anos.

Ao unir acervo, atividades interativas e reflexão, as Bibliotecas da Casa de Oswaldo Cruz (COC) mostram a ciência como parte da cultura e história do país. A iniciativa valoriza cientistas e suas produções, preservando documentos para fortalecer a memória científica e inspirar novas gerações. A ação reforça bibliotecas e arquivos como espaços de conhecimento, diálogo e transformação, reafirmando o compromisso da COC com a educação e a valorização da ciência como patrimônio coletivo.

Realejo Científico com Mulheres Extraordinárias e a Agenda 2030
Quando: 19/11, (quarta-feira), às 09h e às 13h30
Onde: Sala de consulta das Bibliotecas da Casa de Oswaldo Cruz e do Arquivo, no prédio do CDHS, sala 104
Idade recomendada: 09 a 14 anos

Através da escolha de histórias sobre mulheres que se destacaram na cultura ou na ciência em nossa sociedade, o público também será convidado a participar da contação. Em bate-papo com a equipe da biblioteca sobre as histórias, livros e coleções de seu acervo, será utilizada a Saia da Agenda 2030 e seus ODS para abordar também os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com questionamentos sobre seus impactos para a sociedade.

Câmara Escura
Quando: 22/11 (sábado), às 11h e às 14h
Onde: Pirâmide
Idade recomendada: Livre

Venha explorar nossa incrível Câmara Escura! Descubra como a luz viaja até nossos olhos, como as imagens se formam, e mergulhe no fascinante mundo das luzes e cores. Temos uma variedade de câmaras escuras para você experimentar, incluindo um modelo gigante de olho que vai te surpreender! Não perca essa oportunidade de aprender de forma divertida e interativa!

Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Quando: 22/11 (sábado), às 11h30 e às 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: Livre

Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - Língua Brasileira de Sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.

*Informamos que o elevador do Castelo Mourisco estará fechado para obras de restauração. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente. 

Um dia de Museóloga: Catalogação do Acervo Museu da Vida Fiocruz
Quando: 26/11, (quarta-feira), às 13h30
Onde: Sala de consulta das Bibliotecas da Casa de Oswaldo Cruz e do Arquivo, no prédio do CDHS, sala 104
Idade recomendada: 09 a 14 anos

Já parou para pensar no que acontece com os objetos quando entram no acervo de um museu? Tem muito trabalho a ser feito! Venham conversar com as museólogas do Museu da Vida Fiocruz e participar de um jogo educativo. Você descobrirá como elas fazem a catalogação dos bens culturais das ciências e da saúde!

Sábado de Teatro: É o Fim da Picada! 
Quando: 29/11, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall  
Idade recomendada: a partir dos 12 anos

Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças dengue, zika e chikungunya. 

*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

História da Saúde
Quando: 29/11, às 11h30 e às 14h30
Onde: Encontro no Busto do Oswaldo Cruz em frente ao Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir de 13 anos

Explore a história da saúde pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Iniciaremos a atividade na Estátua de Sérgio Arouca, onde discutiremos a relevância de três figuras de grande destaque no que tange a história da saúde brasileira: Oswaldo Cruz, Carlos Chagase Sérgio Arouca. Será discutido como fatores como mudanças climáticas, vulnerabilidade social e racismo ambiental agravam essas questões de saúde pública, além de detalhar a amplitude dos serviços oferecidos pelo SUS.

 

Teatro 

Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.  

É o Fim da Picada!  
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30  
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall 
Idade recomendada: a partir dos 12 anos  

Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças dengue, zika e chikungunya.  

Quem é todo mundo? 
Quando: sexta-feira, às 10h30 e 13h30. Senhas limitadas.  
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall 
Idade recomendada: livre 

"Quem é todo mundo?" é uma fábula divertida e reflexiva sobre inclusão social e diversidade. A trama gira em torno da preparação de uma festa chamada "O Dia Mundial do Mundo", onde diferentes mundos são convidados: o Mundo das Letras, o Mundo da Música, e o Mundo das Consistências, Cheiros e Formas. Com a ausência de alguns personagens “barrados no baile”, a festa começa a perder sua graça e sentido. 

*O espetáculo é oferecido em português e Libras - Língua Brasileiras de Sinais, e conta com recursos de tecnologia assistiva (audiodescrição). 

 

Exposições 


Vida e Saúde: Relações (In)visíveis  
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h       
Onde: Cavalariça  
Idade recomendada: a partir dos 5 anos  

A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.  

*A atividade faz parte da campanha de candidatura da Fiocruz a Patrimônio Mundial pela UNESCO.  

*Devido à manutenção, o prédio da Cavalariça estará sem energia durante todo o dia 1° de novembro (sábado).

  

Demais atividades 

Parque da Ciência e Pirâmide  
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h 
Onde: Parque da Ciência e Pirâmide   
Idade recomendada: a partir dos 5 anos  

Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).  

*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio. 

 

Atividades Extramuros

Festival da Ciência do Município do Rio de Janeiro
Quando: 14 e 15 de novembro, das 9h às 17h
Onde: Quinta da Boa Vista 
Endereço:  Avenida Pedro II, s/n - São Cristóvão Rio de Janeiro - RJ.
Idade recomendada: livre
Mais informações em breve. 
 
O Museu da Vida Fiocruz estará presente no ‘Festival da Ciência do Município do Rio de Janeiro’ no estande da Fiocruz com as atividades ‘Há vida na gota d’água?’ e ‘Time da Saúde’. Na primeira, o público será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água com auxílio de um microscópio. Já na outra atividade será possível participar de um jogo cooperativo e conhecer mais a atuação de diferentes profissionais de saúde. 

Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)  
Quando: Até 26 de novembro de 2025. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)    
Onde: Bosque da Ciência - Av. Bem-te-vi, s/n - Petrópolis, Manaus (AM)    
Idade recomendada: livre    

Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.    

O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais aqui.    

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)    
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*     
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)     
Idade recomendada: livre     
Entrada gratuita    

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.    

*Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo telefone (19) 3444-7893.

Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)     
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)     
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)     
Idade recomendada: livre    
Entrada gratuita e somente com agendamento*    

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.    

*A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.

 

Publicado em 31 de outubro de 2025.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça nossos parceiros