Por Teresa Santos
Em 18 de outubro, várias unidades da Fiocruz promoveram uma grande ação voltada para a vacinação, ciência e cultura em diferentes estados brasileiros. A festa no campus Fiocruz Manguinhos foi linda! E, claro, o Museu da Vida Fiocruz (MVF) também esteve presente em mais uma edição do Fiocruz pra Você.
Para Luis Amorim, chefe do MVF, o evento é um momento especial:
— O Fiocruz pra Você é um evento muito simbólico porque reúne e valoriza diferentes tipos de ações da Fundação, como a produção de vacinas e fármacos, o atendimento à população, a defesa do SUS e da pesquisa básica e aplicada e tudo isso é feito com muita divulgação da ciência. Esse diálogo com a sociedade é fundamental!
Foco na caderneta de vacinação
A Biblioteca de Manguinhos recebeu um posto de vacinação. Ao longo de todo o sábado, foram ofertadas diferentes vacinas a crianças, adolescentes, adultos e gestantes, entre elas, VIP (Poliomielite), Meningo C (meningite), Hepatite A e B, HPV, febre amarela, Covid-19 e influenza.
Mario Moreira, presidente da Fiocruz, ressaltou a importância do Dia D da multivacinação. “É hora da gente trabalhar com a população para que juntos valorizemos a ciência como um instrumento que está a serviço do desenvolvimento do país, de um país mais justo, onde a saúde precisa ser priorizada. Vacina é direito e dever também. Todos juntos pela saúde. Vacina é vida!”, ressaltou durante o encontro.
Nísia Trindade, pesquisadora emérita da Fiocruz, ex-presidente da Fiocruz e ex-ministra da Saúde, também esteve presente no encontro. Ela lembrou que "vacinar é salvar vidas e o Fiocruz pra Você se volta com toda força para esse chamado".
Vinícius de Paula Mendes, do Méier, e a família ouviram a mensagem! Ele e a esposa aproveitaram o evento em Manguinhos para atualizar suas cadernetas de vacinação e também as cadernetas dos três filhos. "Eu acho fantástico. A gente vem todo ano. É bom que a gente atualiza (a caderneta de vacinação). É um incentivo à população que não tem instrução ou chance. É tipo um dia D, como falam mesmo", destacou durante o Fiocruz pra Você.
Atrações culturais e educativas divertiram os visitantes
Além da vacinação, o Fiocruz pra Você contou com várias outras atividades educativas, de promoção da saúde e culturais, sendo uma delas ‘O Palhaço e o Poeta’. A ação integrou a Agenda Fio de Cultura, iniciativa do projeto Territórios Saudáveis e Sustentáveis — Maré e Manguinhos do Museu da Vida Fiocruz. O espetáculo do grupo Experimentalismo Brabo, que foi realizado pela manhã no Anfiteatro do Centro de Recepção do Museu, uniu circo de rua, palhaçaria e poesia.
Outra atração cultural promovida pelo MVF foi a peça ‘É o Fim da Picada!’. A plateia animada da Tenda da Ciência Virgínia Schall pôde conferir diálogos divertidos de personagens como dengue, zika e chikungunya.
Também teve Trenzinho da Ciência, exposição ‘Vida e saúde: relações (in)visíveis’, no prédio da Cavalariça, Visita ao Castelo Mourisco, Parque da Ciência e Pirâmide.
Jéssica Baptista, de 35 anos, moradora de Manguinhos, contou que essa foi a primeira vez que veio à Fiocruz. "Eu vim através de uma amiga que sempre tá vindo. Aí hoje eu vim para trazer as crianças também. Mas graças a Deus as vacinas estão em dia", contou, explicando que estava aproveitando todas as outras atividades oferecidas no campus. Enquanto conversávamos, os dois filhos dela estavam brincando com a pipa que ganharam no evento no Parque da Ciência.
O evento contou ainda com outras atrações variadas como contação de história, atendimento social e orientação social, jogos em saúde, pintura facial, oficinas de massinha, desenho, aula de artesanato e ações de promoção à saúde. Também houve atrações musicais, dança, coral e mais.
Publicado em 20 de outubro de 2025.


