
O ano de 2026 começa cheio de atrações no Museu da Vida Fiocruz. A programação de janeiro conta com teatro, oficinas educativas, jogos, visita ao Castelo Mourisco, Trenzinho da Ciência, exposição e muito mais. Garanta seu ingresso gratuito na plataforma Sympla e venha conferir nossas atividades!
Após uma primeira temporada de sucesso, a peça de teatro 'Quem É Todo Mundo?' volta à Tenda da Ciência Virgínia Schall nas últimas semanas de janeiro. Mas, desde o início do mês, é possível se divertir com apresentações da peça ‘É o Fim da Picada!’.
Em janeiro, o público poderá também conhecer o Castelo Mourisco de uma forma diferente! Participe da visita mediada na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade conta com intérprete para o português. Também será possível visitar acervos das Bibliotecas da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) na atividade 'Tem cientista na biblioteca!: acesso à ciência, memória e cultura'.
A Temporada de Férias faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Confira abaixo a programação completa!
Importante!
A Temporada de Férias do Museu da Vida Fiocruz vai até 28 de fevereiro de 2026. Durante este período, você pode adquirir seu ingresso gratuito on-line na plataforma Sympla (Baixe aqui) ou no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. Algumas atividades estão sujeitas à lotação. Agradecemos a sua compreensão.
Durante a Temporada de Férias, o Museu funciona de terça a sábado, das 10h às 16h.
O Museu da Vida Fiocruz estará fechado ao público nos dias 1º, 2, 3 e 20 de janeiro.
Informamos que o elevador do Castelo Mourisco está fechado para obras de restauração. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente.
Atenção! O Borboletário está temporariamente fechado. Ainda não há previsão para reabertura.
Museu indica
Exposição ‘40 anos da resposta brasileira à aids’
Quando: até 30 de janeiro de 2026
Onde: Sesi Lab
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul – Brasília (DF)
O Ministério da Saúde, em parceria com a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), promove a exposição ‘40 anos da resposta brasileira à aids’. A mostra, que integra a programação do Dezembro Vermelho 2025, combina relatos de vida, documentos históricos, recursos digitais, obras de arte e campanhas emblemáticas para recuperar a memória coletiva da epidemia no Brasil. O Museu da Vida Fiocruz participa com seu acervo museológico, com dois itens de grande relevância histórica no contexto da epidemia de HIV e aids no Brasil: um dos primeiros kits de diagnóstico do HIV produzidos por Bio-Manguinhos/Fiocruz, datado da década de 1980, e o jogo ‘Zig-zaids’, da Coleção Virginia Schall.
Exposição 'Rios em Movimento Itinerante'
Quando: até 27/02/2026. De segunda a sexta, das 8h às 16h
Onde: Biblioteca de Manguinhos
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
A mostra, versão reduzida da exposição que ocupou o Salão de Exposições Temporárias do Museu da Vida Fiocruz entre 2020 e 2023, é um convite à reflexão sobre a preservação dos animais que vivem na água e do meio ambiente, unindo arte, ciência e sensibilidade. Com obras do artista plástico Rodrigo Andriàn, a exposição apresenta painéis que abordam temas como o uso sustentável da água e relação do humano com as outras espécies. Possui recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição).
Atividades Extramuros
Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)
Quando: até 31 de maio de 2026. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)
Onde: Bosque da Ciência - Av. Bem-te-vi, s/n - Petrópolis, Manaus (AM)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.
O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais aqui.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
*Visitação somente com agendamento pelo e-mail
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento*
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
*A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Publicado em 05 de janeiro de 2026. Atualizado em 06 de janeiro de 2026.


