Por Rodrigo Narciso

Créditos: Vitor Vogel - COC/Fiocruz
O Museu da Vida Fiocruz promoveu no último sábado (7) a terceira edição do 'Quero+Folia no Museu'. O evento reuniu públicos de todas as idades, somando cerca de 500 participantes. A programação contou com diversas atividades, entre oficinas artísticas, exposições e apresentações musicais, transformando o Museu em um grande palco de encontro entre ciência e carnaval.
Ao longo do dia, famílias inteiras circularam pelo espaços com fantasias coloridas, adereços e muita disposição para brincar e aprender. As oficinas estimularam a criatividade das crianças, enquanto as exposições e atividades interativas despertaram a curiosidade científica de forma lúdica.
Ritmo de festa
O clima foi de celebração, mas também de troca de conhecimento e descobertas. Logo pela manhã, o Mini Bloco da Alquimia Tropical, comandado pela atriz Leticia Guimarães, fez uma grande festa no Centro de Recepção, com samba, marchinhas, frevo e axé, espalhando confete e muita energia pelo Museu. No Parque da Ciência, o Bailinho da Fuzarca animou bebês, crianças e famílias com músicas ao vivo e brincadeiras em clima carnavalesco.
Entre as oficinas, a atividade “Abre alas: tá pintando ciência!” convidou participantes a customizar adereços inspirados em descobertas científicas. Já a 'Oficina de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis - Faça Seu Som no Carnaval' uniu sustentabilidade e folia, enquanto a confecção de brinquedos equilibristas e a atividade 'Insetos na folia!' exploraram conceitos científicos de forma lúdica e criativa. Na Praça Solar, visitantes também puderam observar, na prática, como a luz do Sol é transformada em energia elétrica.
O evento também contou com atividades que já fazem parte da programação do Museu, como apresentações da peça teatral 'É o Fim da Picada!' e uma edição da 'Visita em Libras no Castelo', que promove acessibilidade cultural e comunicacional para pessoas com deficiência auditiva.
Visitantes internacionais
A diversidade de público foi tanta que o Museu recebeu até com visitantes de outros países. Em sua primeira visita ao Brasil, o peruano Álvaro Gustavo afirmou ter conhecido o Museu da Vida Fiocruz através de um perfil espanhol no Instagram. “Estamos explorando um lugar por dia. Eu trabalho em um museu no Peru. Chegamos há duas semanas e essa é minha segunda visita. Minha filha está adorando!”.
O chefe do Museu da Vida Fiocruz, Luís Amorim, comemorou o sucesso do evento. "O sábado foi cheio de crianças e adultos fantasiados, confete, marchinhas e muita alegria em juntar e comemorar pelo terceiro ano consecutivo a ciência e o carnaval. No quesito divulgação científica, nota 10!".

Crédito: Vitor Vogel - COC/Fiocruz
O evento 'Quero+Folia no Museu' faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Publicado em 12 de fevereiro de 2026.


