Ir para o conteúdo

Feira de Ciências (Tenda)

A atuação delas na Vigilância Sanitária
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 9 anos
Proponente: Vice-diretoria de Vigilância Sanitária/Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)

A atividade apresenta e valoriza a atuação das mulheres na Vigilância Sanitária, destacando suas contribuições para a proteção da saúde da população. A proposta é mostrar a diversidade de profissionais, áreas de conhecimento e atividades desempenhadas por mulheres, dando visibilidade ao seu protagonismo na ciência, no controle da qualidade de produtos e em outras ações essenciais da Vigilância Sanitária.

A Trilha na Quinta da Boa Vista
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Seção de Assistência ao Ensino (SAE)/Museu Nacional

A vida secreta dos fungos
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos - LTBBF/Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos - CCFF/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Os fungos fazem parte de um mundo invisível e, nesta semana, vamos desvendar a sua vida secreta! Nessa atividade, os grupos poderão viver um dia de cientista, observando o processo de fermentação. Teremos ainda o momento gamer em que os participantes poderão jogar e conhecer nossos modelos didáticos confeccionados em biscuit, que tornam visível o que não podemos ver a olho nu. Ao final da atividade, receberão orientações sobre como evitar as micoses e sobre seu diagnóstico e tratamento.

Asfoc - Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fiocruz
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN)

Estande de apresentação sobre o trabalho do Sindicato e suas principais pautas de atuação - especialmente às relativas à defesa da Ciência e Tecnologia no país.

Bio-Manguinhos: ciência delas, ciência que transforma
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 9 anos
Proponente: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Bio-Manguinhos participa da 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com uma experiência que valoriza a presença e a contribuição das mulheres na ciência. O público poderá descobrir essa jornada de forma interativa, conhecer mulheres que fazem ciência, testar seus conhecimentos sobre vacinas e participar de jogos e desafios. Uma experiência para mostrar que ciência se faz com curiosidade, colaboração e muitas mãos e que todos podem fazer parte dela.

Cartas para o Futuro - Mulheres que Inspiram
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Aquário Marinho do Rio de Janeiro - AquaRio

A atividade Cartas para o Futuro - Mulheres que Inspiram promove igualdade de gênero, representatividade e valorização das mulheres na ciência. Após conhecerem histórias de cientistas como Mae Jemison, Jaqueline Góes e Sylvia Earle, as participantes são convidadas a escreverem cartas para si mesmas, registrando sonhos, metas e perspectivas de futuro. As cartas são digitalizadas e armazenadas em uma cápsula do tempo virtual, para envio futuro, estimulando autoestima, pertencimento e protagonismo.

Ciência Delas: biodiversidade, saúde e trajetória científica
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Presidência/Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde - CDTS/Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

A trajetória parte da biodiversidade e conecta parasitologia, micologia, microbiologia e o estudo de moluscos bivalves marinhos. A investigação de parasitas, fungos e bactérias amplia a compreensão das relações entre ambiente, animais e saúde humana. No estudo de Nodipecten nodosus, a identificação de microrganismos e perfis de resistência antimicrobiana reforça a importância da vigilância sanitária e da Saúde Única. Ciência feita por mulheres mostra como organismos protegem a vida.

Colecionar é POP: Mulheres que Colecionam, Pesquisam e Transformam
Quando: 9h às 12h
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Secretaria/Vice-Presidência de Pesquisa de Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz)

A atividade reúne 16 Coleções Biológicas da Fiocruz, representando cinco tipologias de acervo, em um Gabinete de Curiosidades que integra ciência, patrimônio e descoberta. O público poderá conhecer espécimes, biomodelos, equipamentos e participar de atividades interativas. Em sintonia com o tema Ciência Delas, a iniciativa valoriza as mulheres que contribuíram e contribuem para a ciência e para as coleções da Fiocruz, inspirando meninas e jovens.

Conhecendo o Borrachudo ou Pium
Quando: 9h às 12h
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Referência Nacional em Simulídeos, Oncocercose e Mansonelose - LRLSO/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

O Laboratório de Referência Nacional em Simulídeos, Oncocercose e Mansonelose (LRLSO/IOC/Fiocruz) atende às demandas relacionadas aos problemas de saúde causados pelo borrachudo/pium (Simulídeos), seu controle e identificação. A forma jovem deste inseto se desenvolve em águas correntes, como cachoeiras, rios e córregos que desembocam no mar. Já a forma adulta, fica no ambiente terrestre/aéreo, e suas fêmeas picam para sugar sangue. Tem picada que causa reação alérgica e pode transmitir o parasito causador da Oncocercose e Mansonelose. São bioindicadores de águas limpas.

Controle de Qualidade na Indústria - Jogo: "O Contaminante Entre Nós"
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: DEDEP - LATEA/Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Venha participar do jogo: "O Contaminante Entre Nós". Inspirando no jogo "Among us", este jogo consiste em um jogo educativo de dedução social e estratégia, inspirado no famoso jogo eletrônico Among Us. Ambientado em uma linha de produção farmacêutica de vacinas, o jogo de tabuleiro simula os desafios reais do Controle de Qualidade (CQ) e de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O objetivo é ensinar microbiologia, esterilidade e biossegurança de forma lúdica, prática e altamente interativa.

Curso de Extensão Prodígias para Cidadania Digital e Inclusão Social
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular - LVPM/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

O Curso de Extensão Prodígias para a criação de tecnologias sociais digitais em saúde está em sua 11° versão com estudantes do Fundamental a Ensino Médio, de jovens a idosos. No curso já foram apresentados protótipos de mais de 40 soluções digitais dentre podcasts, vídeos, jogos, redes sociais etc. O Prodígias aplica uma metodologia com CiênciArte, rodas de conversa, literacia digital, educação popular em saúde e aprendizagem baseada em projeto para indivíduos de territórios vulneráveis.

Desvendando as doenças crônicas com o ELSA-Brasil
Quando: 9h às 12h
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Epidemiologia de Malformações Congênitas - LEMC/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Nessa atividade, os visitantes poderão explorar como a alimentação, a atividade física e outros fatores estão relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Será possível interagir com um simulador de circulação, conhecer a quantidade de açúcar e sódio presente em produtos do cotidiano, estimar o risco de desenvolver diabetes e, de forma lúdica, compreender os diversos fatores que influenciam a saúde ao longo da vida.

EcoCiência Delas: aprendendo sobre resíduos e sustentabilidade
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 9 anos
Proponente: Serviço de Gestão de Resíduos e Sustentabilidade/Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)

EcoCiência Delas: aprendendo sobre resíduos e sustentabilidade é uma atividade educativa da Gestão de Resíduos e Sustentabilidade que apresenta, de forma dinâmica, a trajetória dos resíduos, da segregação à destinação final. A ação busca sensibilizar diferentes públicos sobre os impactos do descarte e mostrar como escolhas conscientes, redução, reutilização e reciclagem contribuem para a preservação ambiental.

Elas investigam o invisível: da célula ao organismo, da nanopartícula
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 4 anos
Proponente: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)

Como a ciência descobre se algo é seguro? A atividade convida o público a investigar o invisível em uma jornada interativa pela toxicologia. Por meio de células, zebrafish, nanotecnologia e microplásticos, os visitantes conhecerão diferentes estratégias usadas para avaliar os efeitos de substâncias na saúde e no ambiente. A proposta conecta ciência e cotidiano, valoriza a participação ativa do público e destaca o protagonismo das mulheres na produção do conhecimento científico.

Imunologia dos Soros e Vacinas
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 4 anos
Proponente: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)

Em uma atividade lúdica e interativa, as crianças vão descobrir como vacinas e soros ajudam a proteger nossa saúde e conhecer o papel do INCQS no controle de qualidade desses produtos. Por meio de brincadeiras, aprenderão como o organismo se defende de doenças e de venenos de animais peçonhentos.

Inimigo invisível: como o INCQS ajuda a identificar os microrganismos
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 4 anos
Proponente: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)

O Departamento de Microbiologia realiza o controle da qualidade de produtos, através da identificação de microrganismos contaminantes, quando presentes. Dessa forma, contribui para o cumprimento da missão do INCQS, fortalecendo e respaldando as ações de vigilância sanitária. Os microrganismos estão difundidos no nosso dia a dia, mas como são invisíveis a olho nu, nem sempre conseguimos percebê-los. Portanto, a atuação do INCQS é essencial para a proteção da saúde pública e prevenção de doenças.

INIncena - Uma jornada imersiva pelo Instituto Nacional de Infectologia
Quando: 9h às 12h
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Centro Hospitalar/Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)

O INIncena é um jogo educativo em realidade virtual imersiva que promove a integração de novos profissionais, estudantes e visitantes ao INI/Fiocruz. Por meio de uma jornada interativa por espaços reais da instituição, o jogador conhece fluxos assistenciais, história, cultura, SUS e atuação multiprofissional, realizando desafios e minijogos. A iniciativa alia inovação, educação e acolhimento, fortalecendo a identidade institucional e o conhecimento sobre o papel do INI no SUS.

Jogando com Ciência
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico/Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)

Um jogo de cartas que convida o público a olhar para a ciência por uma nova perspectiva. O objetivo é despertar a curiosidade a partir de elementos presentes no universo da fabricação de medicamentos. Os participantes são desafiados a reconhecer, observar e descobrir símbolos que nem sempre fazem parte do seu cotidiano, aproximando, de forma leve e interativa, o público da ciência e dos processos envolvidos na produção de medicamentos voltados à saúde pública.

Jogos e Atividades sobre a Pesquisa Translacional
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 9 anos
Proponente: Secretaria/Vice-Presidência de Pesquisa de Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz)

Com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade de forma lúdica e interativa, o Programa de Pesquisa Translacional, em parceria com o PET-Saúde Informação e Saúde Digital e a UNIRIO, promoverá atividades voltadas à saúde e à produção do conhecimento científico. A programação inclui jogos interativos que estimulam a descoberta, o aprendizado e a reflexão sobre a importância da ciência no cotidiano.

LeishELas: desvendando a leishmaniose
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses - LapClin VigiLeish/Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)

Uma exposição interativa de divulgação científica que apresenta, de forma lúdica, o parasito Leishmania, seus vetores, hospedeiros e ciclos de transmissão. O público assume o papel de investigador, observando formas amastigotas e promastigotas em microscópios, além de participar de jogos, desafios e atividades educativas. Em sintonia com a SNCT 2026, ‘Ciência Delas’, a exposição destaca o protagonismo das mulheres na pesquisa sobre leishmanioses.

Mata Atlântica é substantivo feminino - Feira das meninas e mulheres na ciência
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 12 anos
Proponente: Fiocruz Mata Atlântica

A atividade tem como objetivo divulgar conhecimentos científicos, técnicos, ancestrais e culturais sobre o Bioma da Mata Atlântica e a importância das Mulheres e Meninas nesse universo de promover territórios sustentáveis e saudáveis.

Meninas pelo Clima: Tecnologias para Compreender a Crise Climática
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ-FEBF)

A atividade integra as ações de divulgação científica do projeto Meninas pelo Clima (CNPq/FAPERJ), desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Educação, Natureza e Sociedade – LabPENSo/UERJ. A proposta é aproximar estudantes, educadores e o público em geral dos principais desafios relacionados às mudanças climáticas por meio de experiências interativas e tecnologias educacionais. Serão apresentados recursos de realidade virtual, com experiências imersivas em ecossistemas e ambientes afetados pelas mudanças climáticas, além da Estação Meteorológica Didática Luciene Medeiros, desenvolvida no âmbito do projeto com microcontroladores ESP32 e sensores ambientais. A estação permite o monitoramento, em tempo real, de variáveis como temperatura, umidade do ar, luminosidade e precipitação, favorecendo a compreensão dos fenômenos climáticos e a produção de dados ambientais. A atividade busca estimular a compreensão científica, o interesse pelas tecnologias e o engajamento em ações de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas, valorizando também o protagonismo das estudantes participantes do projeto.

Mulheres na Ciência ao longo dos séculos
Quando: 9h às 12h
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Jogo de cartas sobre descobertas e invenções científicas feitas por mulheres de diferentes épocas. Cada carta traz, em uma face, o nome de uma descoberta/invenção científica com forte participação feminina e, na outra, o nome das pessoas envolvidas e a data. Os jogadores recebem cartas e, coletivamente, devem organizá-las em ordem cronológica, formando uma linha do tempo dessas descobertas/invenções.

Mulheres no gelo: pesquisadoras do projeto FioAntar
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Bacteriologia Aplicada a Saúde Única e Resistência Antimicrobiana - LabSUR/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Fioantar-Fiocruz na Antártica é um projeto institucional iniciado em 2019. Através desse projeto, pesquisadores de vários laboratórios da Fiocruz de diferentes áreas de conhecimento organizam expedições ao continente gelado onde coletam dados e amostras ambientais e da fauna para estudos de vigilância de patógenos, biodiversidade e biotecnologia. A equipe multidisciplinar, de maioria feminina, tem pesquisadoras em funções de destaque na coordenação, gestão e execução das atividades de pesquisa.

Mulheres que transformam, saberes que florescem: da Tradição à Ciência
Quando: 9h às 12h
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Produtos Naturais/Laboratório de Tecnologia para Biodiversidade em Saúde/Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)

Promover a participação ativa do público na exploração de plantas medicinais, integrando conhecimento tradicional de mulheres indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais com a pesquisa científica contemporânea. As atividades valorizam o protagonismo feminino na produção de conhecimento, desenvolvem habilidades de observação científica e pensamento crítico, e demonstra que saberes ancestrais e ciência são complementares e igualmente importantes.

Na trilha da saúde: sem caminho para vermes
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Helmintos Parasitos de Peixes - LHPP/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

As helmintoses representam um problema de saúde pública negligenciado. Nosso trabalho tem como objetivo divulgar as formas de transmissão e prevenção das principais verminoses. As espécies de maior importância em saúde serão apresentadas por meio de painéis e jogos educativos. O público poderá observar espécimes de helmintos ao microscópio óptico. Nossa missão é conscientizar a população sobre medidas preventivas e despertar nos estudantes o interesse pela ciência.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente - OBSMA
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Coordenação de Divulgação Científica - CDC/Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz)

A Obsma participa da 23ª SNCT com atividades sobre saúde, meio ambiente e educação. O público poderá conhecer a Olimpíada e participar dos jogos Conhecendo o Castelo Mourisco, sobre pesquisa, ensino e assistência na Fiocruz e “Quem Sou Eu?”, que aborda temas de saúde e meio ambiente e destaca mulheres cientistas. Em sintonia com o tema “Ciência delas”, a Obsma apresentará o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, que incentiva meninas a serem cientistas.

Parasitologia Tátil: LICIPP-UFF e Museu da Vida Fiocruz na inclusão
Quando: 9h às 12h
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Museu da Vida Fiocruz

A exposição interativa apresenta recursos de educação inclusiva desenvolvidos pelo Laboratório de Inovações em Comunicação, Inclusão e Popularização da Parasitologia da Universidade federal Fluminense (UFF), como modelos de parasitos e materiais produzidos em oficinas com diferentes parceiros, em especial, o Museu da Vida (Fiocruz). A atividade convida o público a explorar o mundo microscópico por meio de experiências multissensoriais, evidenciando as possibilidades de acessibilidade na divulgação e no ensino de Ciências.

Química de produtos no olhar da vigilância sanitária
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 9 anos
Proponente: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)

Como a Química atua na Vigilância Sanitária para proteger a saúde da população? O projeto revela, de forma interativa, a química por trás do controle de qualidade de produtos de interesse sanitário como dispositivos intrauterinos (DIU), canetas emagrecedoras, vacinas, dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), alimentos e pomadas capilares. Uma experiência que aproxima a ciência do cotidiano e mostra como a análise química identifica riscos, assegura a qualidade e promove saúde e segurança.

Saúde, Ambiente e Sociedade em Narrativa
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Biologia das Interações e Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LBI/LITEB/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Saúde, Ambiente e Sociedade em Narrativa é uma tecnologia educacional, desenvolvida no Instituto Oswaldo Cruz que utiliza narrativas gráficas para discutir temas de ciências e saúde, de forma lúdica. Para este evento, teremos como tema a vacinação, discutindo sua importância como método de proteção individual e coletiva. Isso será realizado através da leitura e distribuição de quadrinhos e construção de narrativas gráficas.

Saúde Mental, Protagonismo Feminino e Medicina Gráfica
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Biologia das Interações e Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LBI/LITEB/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

A saúde mental representa um dos grandes desafios da sociedade contemporânea, sendo influenciada por fatores sociais, culturais e econômicos, incluindo as desigualdades de gênero que ampliam vulnerabilidades relacionadas ao sofrimento mental. Nesse contexto, a atividade propõe o uso de narrativas gráficas, como histórias em quadrinhos e colagens como ferramentas educativas para promover reflexões críticas sobre saúde mental, com foco no protagonismo feminino.

STEM para Elas: ciência, saúde e oportunidades
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Coordenação de Divulgação Científica - CDC/Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz)

A atividade apresentará ações do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz e da Rede Nacional STEM na Saúde por meio de recursos interativos e educativos. A proposta é aproximar meninas e jovens da ciência, ampliar o conhecimento sobre as áreas STEM e divulgar iniciativas de formação, participação científica e criação de novas oportunidades acadêmicas e profissionais.

Ciência Delas: Protagonistas que moldam a ciência
Quando:13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: DIBIO - SOMAR/Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Você conhece as mulheres que ajudaram a transformar a ciência? Nesta atividade, adolescentes do projeto Crescendo com Manguinhos convidam o público para um jogo da memória que relaciona mulheres de destaque e profissionais da Fiocruz às suas trajetórias e contribuições nas áreas de saúde, tecnologia, engenharia, comunicação e gestão. A experiência será complementada por conteúdos produzidos pelos jovens a partir de pesquisas e entrevistas.

Cenografia na Saúde ConCienciArte - Caminhando do Micro ao Macro
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

É um projeto voltado para a comunicação científica, utilizando um modelo que representa o interior de um vaso sanguíneo e os principais elementos do sangue como células e moléculas. Seu principal objetivo é comunicar com todos os tipos de público acerca da temática sangue, circulação, elementos e suas funções, podendo abordar também algumas doenças cardiovasculares, causadas ou não por microrganismos, visando a difusão de conhecimentos de difícil acesso e a Promoção da Saúde pública.

Entre ramos e rezas: a ciência oculta das benzedeiras
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Faculdade de Formação de Professores - FFP/UERJ

Duramente perseguidas na Inquisição e no período pós-abolição, mulheres com o dom da cura se refugiaram em terreiros de matriz africana. Elas reequilibram a energia vital (axé) de seres vivos usando ervas sagradas para curar doenças físicas, mentais e espirituais.

Mulheres em Reação: Quem são elas?
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Sínte - Vice-diretoria Ensino, Pesquisa e Inovação - VDPI/Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)

"Mulheres em Reação: Quem são elas?" é uma atividade lúdica de investigação, inspirada em jogos de dedução como Detetive. Por meio da análise de pistas, hipóteses e raciocínio lógico, os participantes investigam trajetórias de mulheres que marcaram a história da ciência. De forma interativa, o jogo promove o conhecimento sobre a participação feminina na Química e estimula a curiosidade científica e a aprendizagem.

Não sou mosquito, mas também transmito!
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Biologia Molecular de Parasitos e Vetores - LBMPV/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Insetos flebotomíneos são os transmissores da leishmaniose, doença negligenciada de grande importância epidemiológica no Brasil. Pouco é conhecido pela população em geral sobre a doença e como ela é transmitida. Iremos esclarecer aspectos desta transmissão através de ilustrações e textos acessíveis e trazer os insetos para visualização em lupa, e os parasitas em montagem em lâmina para visualização em microscópio. Faremos atividades lúdicas de desenho e modelagem dos insetos e parasitas.

Os bastidores da ciência: trilhando caminhos para novos tratamentos
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Biologia Celular - LBC/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

A proposta é apresentar de forma simples e acessível, etapas do desenvolvimento de novos medicamentos: concepção do projeto, realização de estudos pré-clínicos e clínicos, e disponibilização do medicamento nas farmácias. Por meio da maquete, demonstramos as etapas pré-clínicas desenvolvidas no Laboratório de Biologia Celular do IOC/Fiocruz alinhadas à temática da SNCT 2026, “Ciência Delas”, com participação feminina envolvida na discussão, planejamento da pesquisa e execução dos experimentos.

Papel das mulheres como promotoras da saúde humana e animal
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: Laboratório de Imunoparasitologia - LIP/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Nos últimos anos, houve um claro aumento da participação feminina na pesquisa científica brasileira. Entre diversas áreas, as pesquisadoras atuam ativamente na geração de conhecimento, manejo e controle de zoonoses. Destas, destacamos as Leishmanioses, Toxoplasmose, Esporotricose, entre outras. Assim, a atividade tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre zoonoses de importância em saúde pública no Estado do Rio de Janeiro, mostrando as formas de transmissão e de prevenção destas doenças.

Plantas medicinais: saber usar também é ciência - Oficina de uso seguro
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: livre
Proponente: DIREÇÃO - CIBS/Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)

A oficina “Plantas medicinais: saber usar também é ciência” promove educação científica sobre o uso seguro de plantas medicinais, unindo saberes tradicionais e evidências científicas. De forma acessível e participativa, aborda identificação das espécies, partes utilizadas, preparo, riscos, contraindicações, interações medicamentosas e diferenças entre plantas medicinais e fitoterápicos. A atividade estimula o pensamento crítico e o uso consciente, responsável e seguro desses recursos.

Tiempo de Cuidados: Ética, Democracia e Casa Comum
Quando: 13h30 às 16h30
Onde: Tenda da Feira de Ciências
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Setor de Administração/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

O trabalho apresenta o livro "Tiempo de cuidados" (Victoria Camps, 2021), que propõe o cuidado como valor ético, político e ambiental essencial. A autora defende que sociedades cuidadoras são mais justas e democráticas, pois reconhecem a vulnerabilidade humana, a interdependência social e a necessidade de preservar o planeta. A pandemia da COVID-19 evidenciou fragilidades coletivas e a urgência de políticas públicas voltadas à solidariedade, à bioética e à sustentabilidade ambiental.

 

Feira de Ciência (Biblioteca do CDHS)

Mulheres na Ciência: duas trajetórias que se conectam
Quando: 13h30 às 14h30
Onde: Biblioteca do CDHS
Idade recomendada: livre
Proponente: Biblioteca de História das Ciências e da Saúde - BHCS/Centro de Documentação e História da Saúde - CDHS/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

A exposição apresenta as trajetórias de Hortênsia Hollanda e Virgínia Schall, destacando diferentes formas de atuação na ciência e na produção do conhecimento. Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, os visitantes conhecerão suas contribuições e serão convidados a estabelecer conexões entre mulheres, ciência, informação e transformação social.

 

Roda de Conversa

Juventudes em Movimento: Desafios da Saúde
Quando: 9h às 10h
Onde: Salão de Referências da Biblioteca de Manguinhos (ICICT)
Idade recomendada: partir de 13 anos
Proponente: Cooperação Social da Presidência/ Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica - Lic/Provoc/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Nesta oficina vamos refletir sobre como estudo, trabalho e cotidiano moldam a saúde das juventudes. A partir de dados reais, discutiremos violências, adoecimento mental e condições de vida, buscando compreender a saúde como fenômeno social. Mais que dicas individuais, queremos pensar coletivamente quais mudanças são necessárias para viver com dignidade e bem-estar.

Mulheres Idosas: Protagonismo na luta pelos Direitos da Pessoa Idosa
Quando: 11h às 12h
Onde: Salão de Referências da Biblioteca de Manguinhos (ICICT)
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde - Laborat/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

O envelhecimento no Brasil é marcado pela feminização da velhice, com cerca de 51,5% de mulheres dentro da população idosa. Nesse contexto, as desigualdades de gênero, classe, étnico-raciais, território e o idadismo estrutural, criam camadas de vulnerabilidade que definem o modo de envelhecer. O objetivo da mostra fotográfica dialogada, é visibilizar à trajetória de mulheres idosas nos debates pré-conferências da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida em dezembro de 2025.

A ciência pela voz das meninas: caminhos na Rede STEM na Saúde
Quando: 13h30 às 14h30
Onde: Salão de conferência CDHS
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Coordenação de Divulgação Científica - CDC/Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz)

A roda de conversa abordará a vivência de jovens participantes da Rede Nacional STEM na Saúde, discutindo os desafios e as possibilidades da inserção de meninas na ciência. A partir das experiências das bolsistas de iniciação científica júnior, serão explorados os impactos dessa experiência na ampliação de horizontes, na criação de oportunidades e na construção de novas perspectivas para suas trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais.

Desmistificando a Atenção Básica para Elas
Quando: 13h30 às 14h30
Onde: Sala de Aula do Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: ProfSaúde-FioCruz RJ/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

A proposta pretende desmistificar conceitos e práticas do cuidado, evidenciando a atenção primária como espaço estratégico para promoção da equidade, garantia de direitos e fortalecimento da relação entre ciência e sociedade. Construindo Equidade em Saúde: valorizando o protagonismo feminino na atenção básica, mulheres transformando territórios e saberes em saúde. Saúde Integral Feminina: ciência e cuidado para além do corpo.

Rosa ou azul, quem decide?
Quando: 13h30 às 14h30
Onde: Salão de Referências da Biblioteca de Manguinhos (ICICT)
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde - LEAS/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

A proposta decorre de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública, com alunos do curso de ensino médio destinado à formação de professores. O estudo visou problematizar junto aos estudantes o modo como eles significam as relações entre sexualidade, saúde e prevenção do HIV e construir um produto comunicacional sobre o tema. O processo resultou na educação entre e por pares permitindo a elaboração do jogo “Sexualidade e prevenção do HIV” com 36 cartas e regras de jogabilidade.


Oficina

Laboratório Vivo: Desvendando a Ciência das Plantas
Quando: 9h às 10h
Onde: Sala de aula do Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Sociedade da Mulher Guerreira

Uma viagem sensorial pelos segredos das plantas medicinais e alimentícias de Guapimirim. Nesta oficina, os participantes do 9º ano e Ensino Médio vão desafiar seus sentidos (olfato e tato) para reconhecer espécies locais, debater o papel histórico das mulheres na saúde comunitária e aprender os mitos, verdades e cuidados científicos sobre o uso seguro de chás e plantas no dia a dia.

Pirâmide: uma experiência lúdica e pedagógica de aprendizagem
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Pirâmide
Idade recomendada: livre
Proponente: Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

A Pirâmide do Museu da Vida Fiocruz é um espaço de experiências lúdicas e educativas que aproxima o público da ciência por meio da interação, exploração e experimentação. A proposta estimula a curiosidade, a participação e o diálogo, promovendo descobertas e aprendizagens significativas. O espaço favorece a reflexão sobre a ciência e sua relação com o cotidiano, valorizando a construção coletiva do conhecimento de forma acessível, dinâmica e envolvente.

Elas na Ciência: Iniciação Científica, Juventude e a Política do Cuidado
Quando: 10h às 11h
Onde: Auditório MV
Idade a partir de 13 anos
Proponente: Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica - Lic/Provoc/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Exposição imersiva em circuito lúdico/RPG analógico, vinculada metodologicamente ao PROVOC, que convida jovens a transitarem por estações temáticas, enfrentando dilemas sobre antirracismo e política do cuidado na Iniciação científica. Ancorada em epistemologias contracoloniais das cientistas e intelectuais negras, a ação cria um espaço formativo (quiz e tarô) e de acolhimento para a juventude feminina negra,fortalecendo a representatividade e a saúde mental da juventude na iniciação científica.

O que a comida conta sobre a nossa história?
Quando: 10h às 11h
Onde: Sala de aula do Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: a partir de 9 anos
Proponente: Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde - PPGHCS/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

A oficina propõe reunir alunos da educação básica para uma dinâmica de 50 minutos sobre propagandas de alimentos. Objetiva refletir os diferentes caminhos que envolvem a chegada dos alimentos à nossa mesa. Propõe-se uma abordagem interdisciplinar entre alimentação, história e saúde. A atividade será desenvolvida a partir da análise de encartes de mercados e de fontes históricas, possibilitando aos alunos refletir sobre os hábitos alimentares em diferentes perspectivas e contextos históricos.

Parto Gentil: acolhimento de parturientes e recepção suave do bebê
Quando: 10h às 11h
Onde: Salão de Referências da Biblioteca de Manguinhos (ICICT)
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Nascer no Brasil - Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde - DEMQS/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

A oficina propõe uma imersão nas possibilidades de tornar o parto uma experiência mais gentil, respeitosa e consciente. Serão abordadas as fases do trabalho de parto, estratégias para lidar com a dor, posições que favorecem o nascimento, cuidados quando a cesariana é necessária e o aleitamento materno como facilitador do vínculo mãe-bebê. Destinada a todos os interessados na temática, a atividade será conduzida por meio de conversas e contato com recursos do universo do parto fisiológico.

Quem ensina as máquinas a falar? Mulheres, PLN e LLMs
Quando: 11h às 12h
Onde: Sala de aula no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc)/Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz)

Como uma máquina aprende a prever palavras, responder perguntas e produzir textos? Nesta oficina, meninas e jovens conhecem conceitos de Processamento de Linguagem Natural (PLN/NLP) e modelos de linguagem (LLMs), testam respostas de IA e investigam vieses. A atividade mostra que meninas e mulheres podem ir além do uso da IA: podem compreender como modelos de linguagem são construídos, investigar seus limites e participar de sua avaliação e desenvolvimento.

Desenvolvimento para quem?
Quando: 14h30 às 15h30
Onde: Sala de aula do Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: a partir de 9 anos
Proponente: Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde - PPGHCS/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Esta atividade intercultural explora o conceito de desenvolvimento, suas transformações históricas e seus impactos em diversos territórios e grupos sociais. Após uma discussão sobre o tema, será criada uma exposição em colaboração com os estudantes, utilizando fotografias, maquetes e outros materiais preparados previamente. O resultado não visa retratar uma “cidade perfeita”, mas sim construir uma representação coletiva do desenvolvimento por meio de um processo horizontal e participativo.

 

Exposição

A produção de mulheres cientistas no acervo da Seção de Obras Raras
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Biblioteca de Obras Raras, Castelo Mourisco
Idade recomendada: livre
Proponente: Biblioteca de Manguinhos/Seção de Obras Raras A. Overmeer/Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz)

Exposição de obras produzidas por mulheres cientistas que fazem parte do acervo da Seção de Obras Raras A. Overmeer da Biblioteca de Manguinhos/Icict/Fiocruz. Na mostra, destacamos artigos e livros de cientistas como Marie Curie, Bertha Lutz, Maria Deane e Emília Bustamante, entre outras. Também serão expostas teses que mostram a trajetória e a difusão da ciência através da ótica feminina.

Ciência Delas: Mulheres que Transformaram o Mundo
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida
Idade recomendada: livre
Proponente: Escola Sesc Pantanal

A exposição apresenta estandartes em tecido produzidos por estudantes da Escola Sesc Pantanal. A partir de experimentos com pigmentos naturais de urucum, os tecidos são tingidos e transformados em suportes para pinturas que homenageiam mulheres cientistas. A proposta integra arte e ciência, valorizando o protagonismo feminino e a divulgação científica por meio da pesquisa e da expressão artística.

Katalin Karikó
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida
Idade recomendada: livre
Proponente: Serviço de Itinerância/ Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

A partir de uma parceria entre o Museu da Vida Fiocruz e o Consulado-Geral da Hungria, a exposição destaca o extraordinário legado da bioquímica húngara Dra. Katalin Karikó, que recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 2023 por suas descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra COVID-19.

Pombal: do mangue ao mundo
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Pombal
Idade recomendada: livre
Proponente: Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

A Exposição “Pombal: do mangue ao mundo” é dedicada a explorar as conexões entre ciência, território e meio ambiente. A exposição convida os visitantes a refletir sobre os impactos da urbanização, as desigualdades ambientais e os desafios contemporâneos que relacionam saúde e sustentabilidade.

Que inseto é esse?
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Prédio do Relógio - Pavilhão da Peste
Idade recomendada: livre
Proponente: Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

A partir da observação de caixas entomológicas, o visitante irá descobrir que os insetos formam o grupo de animais com maior diversidade da Terra e sua importância para o meio ambiente.

Vida e Saúde Relações (In) Visíveis
Quando: 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: livre
Proponente: Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz

A exposição “Vida e Saúde: Relações (In)visíveis” apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.

Visita ao Castelo Mourisco
Quando: 9h às 11h e das 13h30 às 15h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: livre
Proponente: Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco, sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.

Visita Temática ao Castelo - Saúde, Ciência e os Povos Tradicionais
Quando: 11h às 12h e das 15h30 às 16h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir de 13 anos
Proponente: Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

A atividade consiste em uma caminhada com visita ao Castelo. Tem início no Painel Glauco Rodrigues, explorando o contexto histórico da instituição e as expedições pelo interior do país, com um olhar atento dos cientistas sobre a saúde. Continuando na visita ao Castelo, a história da saúde pública no Brasil e o contexto das expedições científicas pelo interior do país com o foco na saúde, na ciência e nos saberes dos povos tradicionais.

Publicado em 26 de outubro de 2026.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça nossos parceiros