Por Tatiane Lima
O Museu da Vida Fiocruz (MVF) marcou presença no XI Encontro Regional de Ensino de Biologia (XI EREBIO RJ/ES), realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Campus Maracanã. Entre as atividades oferecidas pelo MVF no encontro, estavam ações voltadas ao enfrentamento dos desafios relacionados ao acesso e à ampliação da cultura científica entre crianças e jovens.
O evento teve como objetivo fomentar o debate, a socialização e a divulgação de estudos, pesquisas e práticas inovadoras no ensino de Ciências e Biologia, contribuindo para a democratização do conhecimento científico em diversos espaços educativos. A programação contou com apresentações de trabalhos, exposições itinerantes, materiais didáticos, lançamento de livros, oficinas e minicursos.
MVF levou exposições, jogos e mais
O Museu da Vida Fiocruz promoveu mediações, palestras e ações interativas. O Ciência Móvel, museu itinerante do MVF, esteve presente nos três dias do evento, das 12h às 17h, com as exposições itinerantes "Parto e Nascimento no Brasil" e "A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel", ambas exibidas na Galeria de Artes do XI EREBIO RJ/ES.
Já o Serviço de Educação do Museu apresentou jogos didáticos com temáticas científicas: “Diapasão e as ondas sonoras”, que explora conceitos como frequência, ressonância e transformação de energia; e o “Jogo Time da Saúde”, que destaca, de forma cooperativa, o papel de diferentes profissionais da saúde em suas rotinas. As atividades integraram a sessão de exposição de materiais didáticos, realizada no Pátio Azul, ao lado de outros projetos educativos.
Outras atrações do evento
Diversas outras instituições também participaram no encontro, como o Museu Nacional, a Casa da Ciência, a Tenda da Ciência da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Praça da Ciência Itinerante da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), o Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias, o Clube de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP), que apresentou uma exposição com imagens feitas por crianças na universidade, e a Coordenação de Educação em Ciência (Coedu) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
Entre as exposições de materiais didáticos, O Planetário do Rio apresentou o projeto "Os animais no céu e na terra", que promove o ensino de ciências por meio das Constelações Indígenas. Estudantes de graduação também tiveram espaço para apresentar seus trabalhos. Lucas Tardelli Baptista, estudante de Biologia da UFF, apresentou uma réplica de células para explicar o funcionamento da respiração celular. Anna Flávia Vilardo apresentou a “Sequência didática gamificada”, desenvolvida pelo Colégio de Aplicação da UERJ (CapUERJ), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias da mesma instituição.
Já Daniela Montezuma, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, apresentou a publicação em linguagem acessível “Sistema Digestivo”, elaborada na disciplina de estágio supervisionado. O material explica o funcionamento do sistema digestivo por meio de comparações com elementos do cotidiano dos alunos. Alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF apresentaram o podcast "Lutando contra o Invisível", com 12 episódios sobre vacinas voltados ao público do ensino médio. E os estudantes do projeto Horta Escolar do Cefet-RJ (Campus Maria da Graça) exibiram o livro “Sabores da Terra”, com receitas inspiradas na agricultura escolar.
O Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF) levou o projeto de extensão “Morfologia, Arte e Cotidiano (MAC)”, que une saberes acadêmicos e populares em ações com escolas da região. O Colégio Pedro II expôs um projeto de tecnologia assistiva desenvolvido para estudantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Discentes e docentes da ProfBio da UFRJ apresentaram um jogo educativo sobre o sistema sanguíneo ABO. Estudantes do curso de Ciências Naturais da UFF, em Santo Antônio de Pádua, trouxeram o projeto "Conexão Selvagem", que explora as relações na natureza por meio de jogos. A UFF Niterói apresentou o projeto "Oikos", um jogo didático sobre ecologia.
Para Rafaela Lima, professora de Ciências e criadora do canal Mais Ciências no YouTube, o EREBIO se destaca por integrar diferentes públicos:
- O EREBIO é um espaço em que os universitários participam ativamente e, ao mesmo tempo, um ambiente de formação continuada para professores. Esse evento tem o diferencial de reunir a juventude e promover uma educação não formal extremamente enriquecedora.
Publicado em 07 de agosto de 2025.