Por Tatiane Lima

Nilópolis recebeu, entre os dias 27 e 30 de agosto, a visita do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, projeto itinerante que leva conhecimento científico de forma lúdica e acessível a diferentes regiões do país. A iniciativa integrou as comemorações pelo aniversário de 78 anos do município, celebrado em 21 de agosto, e contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, incluindo estudantes, professores e familiares.
A programação envolveu experiências práticas, jogos interativos e oficinas científicas. Além disso, a ação contou com a mostra itinerante da peça "O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca", inspirada na obra de cordel "O Rapaz da Rabeca e a Moça da Camisinha", de José Mapurunga. O espetáculo traz uma história de amor proibido ao estilo de Romeu e Julieta, aproximando arte, cultura popular e ciência em um mesmo espaço.

Logo no primeiro dia, o público surpreendeu pela adesão. Muitos pais acompanharam os filhos nas atividades, como foi o caso de Thais Santos, mãe das alunas Anna e Giulia, do Colégio Educacional Rodrigues Jardim (CERJ). “Eu adorei. Podia ter mais vezes. Sábado eu volto e vou trazer minha sobrinha. Achei muito legal”, afirmou.

No sábado, os alunos que visitaram a ação durante a semana acompanhados dos professores, trouxeram seus pais para compartilhar a experiência. A professora Magda do Nascimento, coordenadora do projeto bilíngue da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), destacou a relevância da ação. “Essa iniciativa é muito importante porque muitas crianças não têm a oportunidade de sair do próprio bairro e visitar a Fiocruz. Aqui, elas conhecem a ciência de perto, veem como os animais são coletados e têm experiências únicas que talvez não teriam em outro momento. Espero que vocês voltem, porque nossas crianças merecem”, ressaltou.
O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz é realizado com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto Arte e Ciência sobre Rodas conta com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz e patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Publicado em 29 de setembro de 2025.


