Após um ano, o Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz retorna a Nova Friburgo, no Rio Janeiro. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo e também faz parte da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz. O evento será realizado no Centro de Convenções nos dias 01 e 02 de outubro, com entrada gratuita e classificação é livre.
Dentre os destaques, estão os módulos científicos "Por Dentro de Nós” que traz modelos do corpo humano e “Água é Vida” com mostras de seres vivos presentes na água. Há ainda a atração “Na onda da Transformação”, que proporciona um aprendizado lúdico e interativo sobre conceitos da física e sessões do Cine Ciência, que trazem vídeos acessíveis e em linguagem simples que contam a história de cientistas.
A exposição itinerante “Rios em Movimentos” também está na programação. A mostra conta com obras do artista Rodrigo Andriàn que apresentam espécies de insetos aquáticos presentes nos rios. Haverá também apresentações do Coletivo Nopok, grupo circense que há 13 anos atua com o Ciência Móvel.
O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz tem o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A realização desta ação conta com a parceria da Prefeitura de Nova Friburgo por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. O projeto Arte e Ciência sobre Rodas possui gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz e recebe o patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento faz parte da programação SNCT. Fiocruz e integra a SNCT 2025 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do edital CNPq - Programa Nacional de popularização da Ciência (Pop Ciência).
Mais informações: https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/ciencia-movel.
Sobre o Ciência Móvel
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, situado no Rio de Janeiro, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da região Sudeste. Aparatos científicos, exposições, módulos interativos, jogos, multimídias integram a programação, que conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores. Criado em 2006, o Ciência Móvel tem como objetivo não apenas difundir informações científicas, mas também aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes. Desde a sua fundação, o Ciência Móvel já atendeu mais de 1 milhão de visitantes, percorreu mais de 2,5 voltas ao redor da Terra em quilômetros, em cerca de 230 viagens.
Serviço
Ciência Móvel em Nova Friburgo (RJ)
Quando: 01/10 (quarta), das 9h às 12h, das 13h30 às 16h30 e das 18h às 20h e 02/10 (quinta), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Onde: Centro de Convenções
Endereço: Av. Antônio Mario de Azevedo, 222, Duas Pedras, Nova Friburgo.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita