" Ir para o conteúdo

Por Tatiane Lima 

 

 

Ciência Móvel em Viçosa (MG). Crédito: Claudio Pontes

 

 

Durante o mês de outubro, o Ciência Móvel esteve em três cidades diferentes do eixo Minas Gerais – Rio de Janeiro, como parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Fiocruz. Entre os destaques, tivemos a exibição de obras do Festival de Filmes de Ciência, as apresentações artísticas do Coletivo Nopok e a peça teatral 'O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca'. Com entrada gratuita e classificação livre, as atividades reuniram estudantes, educadores e famílias. 

 

 

Ciência Móvel em Nova Friburgo (RJ). Crédito: Thays Fortuna

Nos dias 1º e 2 de outubro, o caminhão da ciência esteve em Nova Friburgo (RJ). O público da região serrana participou das atividades interativas e se divertiu com as apresentações do Coletivo Nopok, parceiro do projeto há 13 anos. A visita marcou o retorno do Ciência Móvel à cidade após um ano. Nesta edição, o programa voltou por iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo, integrando as ações da 22ª SNCT da Fiocruz. A atividade, realizada no Centro de Convenções de Nova Friburgo, reuniu mais de duas mil pessoas. 

 

 

 

Ciência Móvel em Maricá (RJ). Crédito: Leo Lima

Nos dias 16 e 17 de outubro, a peça teatral 'O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca' foi apresentada em Maricá (RJ), com sessões abertas ao público no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) e apresentações exclusivas para alunos do Colégio Estadual Domício da Gama. No CAPS III, o público foi de 125 pessoas, entre pacientes, visitantes e profissionais de saúde. No colégio, 404 alunos dos dois turnos assistiram à peça, que aborda HIV e Aids de forma acessível a adolescentes. 

 

 

“Trabalhei na década de 1990 em Bacaxá, que fica em Saquarema (RJ). Durante muito tempo, foi o local com o maior índice de HIV positivo entre jovens de 12 a 24 anos. Hoje, infelizmente, esse índice é maior em Maricá. É uma cidade que passou de um contexto rural para uma urbanização muito rápida”, contou Aline Lucena, professora de Geografia, História e Sociologia. 

 

No CAPS III, os usuários assistiram à peça em uma área externa montada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maricá. A equipe de saúde presente destacou a importância da iniciativa itinerante: “Achei muito importante a fala sobre o preconceito e sobre a importância de se cuidar. Trazer vocês foi fundamental para fazer os pacientes refletirem sobre os cuidados com a saúde”, ressaltou Daiana Silva do Amor Divino, técnica de enfermagem do CAPS III. 

 

De 22 a 25 de outubro, foi a vez da cidade universitária de Viçosa (MG) receber as atividades itinerantes do Museu da Vida Fiocruz, como parte das festividades do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A ação celebrou os 19 anos do Ciência Móvel, que iniciou suas viagens durante as atividades da SNCT na Fiocruz, em 2006. O evento também marcou a retomada do domo para sessões de planetário. 

 

Festival de Filmes Científicos 

 

Durante o mês de outubro, o Ciência Móvel exibiu gratuitamente ao público os filmes do Festival de Filmes de Ciência (Science Film Festival – SFF), considerado o maior evento de audiovisual científico do mundo. A iniciativa teve início em Nova Friburgo, durante as atividades do projeto itinerante.  

 

Em sua 21ª edição, o festival acontece de 1º de outubro a 20 de dezembro de 2025, reunindo produções de 22 países. Entre os destaques da programação, está a segunda temporada da série de animação ‘Ciência em Gotas’, produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), que integra o catálogo da mostra.   

 

Realizado desde 2005 pelo Goethe-Institut, o festival é promovido no Brasil pelo Midiativa. Nesta edição, serão exibidos 53 filmes sobre ciência, tecnologia e meio ambiente, disponíveis de forma gratuita em plataforma online e em sessões presenciais em centros culturais, museus, cineclubes, universidades e escolas de diversos estados brasileiros.  

 

 O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz tem o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A realização desta ação conta com a parceria da Prefeitura de Nova Friburgo por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. O projeto Arte e Ci&ecnia sobre Rodas possui gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz e recebe o patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento faz parte da programação da SNCT Fiocruz e integra a SNCT 2025 do Ministério da Ci&ecnia, Tecnologia e Inovação por meio do edital CNPq - Programa Nacional de popularização da Ci&ecnia (Pop Ci&ecnia).   

 

Este material faz parte do Projeto: Água é Vida! Ciência, Saúde e Cultura Oceânica além das fronteiras da Fiocruz. CHAMADA Pop Ci&ecnia CNPq / MCTI Nº 11 / 2025 - 22ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT 2025 - Linha A Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital. Processo: 444135/2025-1. 

 

Publicado em 30 de outubro de 2021.

 

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça nossos parceiros