Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Artes Plásticas

“Há um paralelismo muito instrutivo entre a criação contemporânea nos campos da ciência e da arte, sobretudo nas ciências como a Física, que sofreram transformações revolucionárias". (Mario Schenberg)

Em meados do século 20, o físico e crítico de arte brasileiro Mario Schenberg observava muitos pontos comuns entre a ciência e as artes plásticas, como a necessidade de criatividade e inspiração e a percepção da necessidade de mudanças e inovações.

Conheça nesta seção o trabalho de artistas que transitam nessas interseções, como Abraham Palatnik, Eduardo Kac e Fayga Ostrower.


Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil

Misto de artista e inventor, Abraham Palatnik foi consagrado por iniciar no país um movimento de integração entre arte e tecnologia.


A arte transgênica de Eduardo Kac

Em colaboração com laboratórios de pesquisa de diversos países, o artista brasileiro cria organismos geneticamente modificados e transforma-os em elementos centrais de suas obras


Fayga Ostrower: convergências e divergências na arte e na ciência

"Ciência não é arte", afirmava com convicção a artista plástica e educadora, que viveu a maior parte de sua vida no Brasil



Outros textos relacionados:

Ciência e arte: relações improváveis?


Fayga Ostrower, uma vida aberta à sensibilidade e ao intelecto.