Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

O Uso do Jornal no Ensino de Física

Dissertação (Mestrado) - 2006

Autor: Wolney Cândido de Melo

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo

Resumo

A utilização do jornal na sala de aula apresenta-se como uma importante ferramenta, que pode dar grandes contribuições, traduzindo em uma linguagem mais informal as descobertas científicas e tecnológicas, mostrando utilizações dos conceitos da Ciência no dia-a-dia e ajudando no desenvolvimento de um olhar crítico sobre o seu papel em nossa sociedade. Para reforçar essa afirmação, analisamos as ligações entre este veículo de informação e a educação, sob diversos pontos de vista. Primeiro, sob a ótica das empresas jornalísticas, verificamos e descrevemos ações executadas junto a escolas pelos programas de “Jornal e Educação”, mapeando sua abrangência e algumas características que são comuns entre os diversos programas existentes, mantidos pelas empresas jornalísticas. Em um segundo momento, fizemos um levantamento dos temas relacionados à Ciência, publicados em um jornal diário de São Paulo, no período compreendido entre 01.11.2005 e 12.01.2006. Os dados levantados foram comparados com os temas preferidos pelos alunos de Ensino Médio em uma escola noturna e com outros trabalhos de pesquisa já realizados na área. Por fim, apresentamos algumas propostas para o uso do jornal no ensino de Física, indicando possibilidades e estratégias, a partir de determinadas características presentes na matéria jornalística utilizada. Descrevemos a aplicação de uma destas propostas e analisamos os resultados obtidos no aprofundamento dos conhecimentos conceituais e tecnológicos referentes aos defeitos da visão e cirurgias oculares para correção de ametropias. Comparando os textos produzidos pelos alunos antes e após a leitura e discussão do artigo de jornal, verificamos avanços em relação ao conhecimento conceitual e tecnológico, bem como nos aspectos ligados à sua formação cidadã. Respostas a um questionário, aplicado um ano após a atividade e a uma entrevista realizada após dois anos confirmam a importância de atividades dessa natureza.

Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.


Versão para impressão: