Aventuras da Visão
Como a vista nos engana e faz ver movimento onde há somente uma imagem estática? Como é possível enxergar cores onde, antes, havia apenas preto e branco? Essa atividade explora as percepções e os fenômenos de luz e som, mostrando como a ciência pode explicá-los.
Horário: 9h às 10h e 10h às 11h
Local: Epidauro

Paracelso, o fenomenal
Paracelso e Ununúltima estão sempre dispostos a apresentar o que aprenderam em suas viagens. Minúcias, malícias e mistérios... Ou seria pura ciência? Num show muito bem-humorado, essa dupla excêntrica realiza várias experiências incríveis e promove um encontro altamente divertido.
Horário: 9h às 10h e 11h às 12h
Local: Auditório do Museu da Vida

Borboletário
Em um grande viveiro ornamentado por plantas e habitado por diferentes espécies, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares e outras curiosidades sobre esses seres adoráveis!
Local: Borboletário

Cidade Acessível
Nesta exposição interativa, o público é convidado a vivenciar os desafios enfrentados no dia a dia por pessoas com deficiência nas grandes cidades brasileiras. Os visitantes são chamados a exercitar o sentido da empatia e o respeito às diferenças.
Local: Salão de Exposições Temporárias

Exposição Mulheres | Pele de Tambor
Exposição de tambores artesanais feitos com materiais reaproveitados. A associação das mulheres com os tambores artesanais surge com o intuito de destacar a trajetória de mulheres com relevante expressão social e histórico de vida de superação.
Local: Anfiteatro do Centro de Recepção

O Muro
Instalação fotográfica interativa que exibe múltiplos registros da comunidade do Jacarezinho feitos por quem vive nela.
Horário: 9h às 12h
Local: Cavalariça

Oficina de bioplástico
Venha conhecê-lo: sua importância para a natureza, como é produzido e suas aplicações.
Horário: 9h às 10h, 10h às 11h e 11h às 12h
Público: adolescentes, adultos e idosos
Local: Parque da Ciência

Parque da Ciência
Um parque de diversões e conhecimentos sobre energia, comunicação e organização da vida? Sim, aqui nós temos. E você pode até escalar e brincar de escorrega em uma célula gigante!
Local: Parque da Ciência

Pirâmide
Muitos jogos e experimentos científicos sobre a vida micro e macroscópica.
Local: Pirâmide

Saúde da Mulher: artesãs de Manguinhos e suas bonecas grávidas
A partir de diversas peças artesanais, como bonecas grávidas que dão a luz, modelos de seios e vagina, será realizado um bate-papo sobre saúde da mulher. O público também poderá conhecer o processo de confecção das peças. Esta atividade é fruto de uma articulação do Museu da Vida com o Centro Cultural do Ministério da Saúde.
Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção

Sinal vermelho
O assunto é: menstruação. Será que sabemos o suficiente sobre esse tema? Quanto lixo é gerado com os absorventes descartáveis? Existem alternativas a eles? Para obter algumas respostas e sair com muitas perguntas, venha fazer parte da nossa oficina de absorventes de pano! Cuidando de nós, cuidamos do planeta. Participe!
Público: adolescentes e adultos
Local: Sala de Aula do Museu da Vida

Visita ao Castelo
O Castelo é a principal edificação do Núcleo Histórico e Arquitetônico de Manguinhos. Ao visitar este senhor centenário, tombado como patrimônio histórico nacional, fatos, fotos e documentos revelam curiosidades de sua construção. O público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. Além da recém-inaugurada exposição "Castelo de Inspirações", recheada de matemática e interatividade, a visita inclui a Sala Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros. Aproveite para conhecer também o Pavilhão do Relógio com a exposição "Manguinhos Revelado".
Local: Castelo

Bate-papo com autores
Autores da Editora Fiocruz participam de bate-papo com os visitantes sobre os temas de seus livros.
Local: Lounge da Tenda SNCT

É o fim da picada
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Local: Epidauro

O problemão da Banda Infinita
Neste espetáculo teatral, cinco amigos partem em uma aventura musical com muita brincadeira e matemática.
Público: crianças
Local: Tenda da Ciência

Em defesa da vida: mulheres atingidas bordando a resistência
Exposição de painéis confeccionados por mulheres atingidas por barragens do Vale do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu (RJ). Os painéis utilizam uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar (Arpilleras).

Maternidades no SUS
A exposição do Centro Cultural do Ministério da Saúde apresenta imagens de mulheres do Norte e Nordeste do Brasil que passam pela experiência da maternidade como usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Enfoca temas como amamentação, banco de leite, cuidados no pós-parto etc.

Mostra Ver Ciência
Exibição de curtas-metragens com temáticas da divulgação científica.
Público: crianças, adolescentes e adultos

Parto e nascimento no Brasil
Exposição com 15 painéis informativos sobre parir e nascer no Brasil.
Público: adultos

Confira também:

Feira de Ciências da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Ônibus Ciência na Estrada, com atividades interativas e microscópios. Oficina Mãos Limpas, sobre a correta higienização das mãos. Exposição Casa Interativa, sobre os vetores da doença de Chagas. Agricultura urbana agroecológica, jogos, apresentação de trabalhos dos alunos da EPSJV e muito mais!
Público: todos
Local: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)

VOLTAR PARA A MATÉRIA PRINCIPAL DA FIOCRUZ NA SNCT 2019