Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades estaduais e municipais e da Fiocruz, o Museu da Vida anuncia a suspensão temporária de suas atividades entre 17 e 31/3. Clique aqui e saiba mais.

Cheirar, sentir, ver, ouvir e tocar... Por meio de muita experimentação, os visitantes serão convidados a usar seus cinco sentidos nas atividades da Semana do Cérebro no Museu da Vida. Serão apresentadas curiosidades sobre como funciona o cérebro, suas células e sua organização para acionar a criatividade e a percepção humana. As atividades acontecerão de 17 a 21 de março no Centro de Recepção do Museu da Vida.

Idealizada pela entidade norte-americana Dana Foundation, a Semana do Cérebro – que completa 25 edições internacionais e 11 edições cariocas – é uma iniciativa internacional, realizada anualmente, com o objetivo de divulgar e popularizar as neurociências. Este ano, o tema escolhido pelo Museu da Vida é “Cérebro: criatividade e imaginação”.

Confira o que vai rolar na Semana do Cérebro 2020 no Museu da Vida!

Olfato
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h30, sábado, de 10h às 16h
Hmmm... que cheiro é esse? Tem folhas e frutas tão cheirosas que já sentimos o cheiro de longe, como a tangerina, o alecrim e o manjericão. Quem nos ajuda a identificar esses cheiros são neurônios especializados em detectar odores. Com os olhos vendados, os visitantes serão convidados a usar seu olfato para reconhecer diferentes tipos de plantas e entender como funcionam esses neurônios sensoriais.

Tato
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h30, sábado, de 10h às 16h
Por meio de experiências táteis, essa atividade irá provocar a curiosidade e a imaginação dos visitantes que, além de perceberem pelo tato a forma de objetos ocultos em caixas, serão levados a imaginar usos para aquele objeto, bem como suas cores e relações com situações cotidianas.

Audição
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h30, sábado, de 10h às 16h
Será que o seu ouvido tem a mesma idade que você? Nesta atividade, você irá experimentar diferentes frequências de sons e autoavaliar seu alcance auditivo.

Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h30, sábado, de 10h às 16h
Nesta atividade, os visitantes irão conhecer como veem os daltônicos e diferentes animais, como o cão e o beija-flor!

Paladar: a língua e suas regiões
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h30, sábado, de 10h às 16h
Verdade ou mito? Onde sentimos doce, azedo, salgado ou amargo? Essas e outras perguntas serão debatidas nesta oficina por meio de imagens e conversas com nossos mediadores.

Desenhe: como é sua cabeça por dentro?
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h30, sábado, de 10h às 16h
Nesta atividade, use a sua criatividade e muitas cores para imaginar a sua cabeça pelo lado de dentro!

Atualizado em 16/03/2020