Ir para o conteúdo

Fig 2 Quero mais folia 2025

Créditos: Vitor Vogel - COC/Fiocruz

Fevereiro chegou com tudo no Museu da Vida Fiocruz! Tem evento de carnaval, exposições itinerantes e diversas novidades programados para o período.  

Tá sabendo? 'Quero + Folia no Museu' chega a sua terceira edição com bailinho de carnaval, oficina de instrumentos musicais e um monte de coisas legais para todas as famílias! No resto do mês, estão programadas ainda contação de histórias, sessões de teatro, exposições e, como não pode faltar, a visita ao nosso querido Castelo Mourisco e as viagens no Trenzinho da Ciência. 

Quer nos visitar este mês? Retire seus ingressos gratuitos na plataforma Sympla e confira tudo que preparamos para você! Esperamos pela sua visita! 

A Temporada de Férias faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. 

Confira abaixo a programação completa! 

 

Importante! 

A Temporada de Férias do Museu da Vida Fiocruz vai até 28 de fevereiro de 2026. Durante este período, você pode adquirir seu ingresso gratuito on-line na plataforma Sympla (Baixe aqui) ou no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. Algumas atividades estão sujeitas à lotação. Agradecemos a sua compreensão. 

Durante a Temporada de Férias, o Museu funciona de terça a sábado, das 10h às 16h. Último horário de entrada: 15h30. 

Em função do Carnaval, o Museu da Vida Fiocruz estará fechado ao público nos dias 13, 14, 17 e 18 de fevereiro. 

Excepcionalmente, não haverá peça de teatro nos dias 10 e 11 de fevereiro. 

Informamos que o elevador do Castelo Mourisco está fechado para obras de restauração. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente. 

Atenção! O Borboletário está temporariamente fechado. Ainda não há previsão para reabertura. 

O Museu da Vida Fiocruz conta com diversas atrações. Chegue cedo para curtir todas elas com tranquilidade! 

 

Confira as atrações por semana: 

Semana 1 (03/02 a 07/02)

Semana 2 (10/02 a 12/02)

Semana 3 (19/02 a 21/02)

Semana 4 (23/02 a 28/02)

 

Museu da Vida Fiocruz indica 

  

Exposição 'Rios em Movimento Itinerante' 
Quando: até 27/02/2026. De segunda a sexta, das 8h às 16h 
Onde: Biblioteca de Manguinhos 
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro 

  

A mostra, versão reduzida da exposição que ocupou o Salão de Exposições Temporárias do Museu da Vida Fiocruz entre 2020 e 2023, é um convite à reflexão sobre a preservação dos animais que vivem na água e do meio ambiente, unindo arte, ciência e sensibilidade. Com obras do artista plástico Rodrigo Andriàn, a exposição apresenta painéis que abordam temas como o uso sustentável da água e relação do humano com as outras espécies. Possui recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição). 

 

Atividades Extramuros

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)   
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*   
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)   
Idade recomendada: livre   
Entrada gratuita   

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.   

*Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.   

    

Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)    
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)    
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)    
Idade recomendada: livre   

Entrada gratuita e somente com agendamento*     

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.   

* A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914. 

 

Publicado em 02 de fevereiro de 2026.

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento: até fevereiro de 2026, de terça a sábado, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça nossos parceiros