Ir para o conteúdo

Museus de ciência são entendidos na versão 2023 deste guia de forma ampla, a saber: museus de história natural, museus de tecnologia, museus de antropologia, museus de arqueologia, museus de etnografia, museus históricos, centros interativos, jardins botânicos, aquários, planetários, zoológicos, centros de educação ambiental, parques ambientais e outros. A publicação é bilingue, com descrições em espanhol e português.


Baixe o PDF do Guia
 

 

 

O surgimento de uma nova doença desperta ainda mais a curiosidade e a sensibilidade de uma menina durante a pandemia. Enquanto Bernadete sonha, inventa e reflete sobre seus sentimentos, surgem muitos questionamentos e a necessidade de buscar respostas. Mas será que ela conseguirá fazer isso sozinha? Essa é a história do livro 'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19', de Beatriz Schwenck.

Baixe o PDF do livro.
Livro Audiovisual Acessível

Pesquisadores, estudantes, professores e parceiros já podem acessar o e-book 'Quando o museu vai à favela, e quando a favela vai ao museu', um documento histórico que remonta o trabalho das Ações Territorializadas (AT) do Museu da Vida no período de 2015 a 2020. O conteúdo está disponível para download.

Baixe o PDF do e-book.


A publicação infantil 'Costa Lima: Um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos' mostra a paixão do cientista Ângelo Moreira da Costa Lima pelos insetos do Brasil. O conteúdo está disponível para download.

Baixe o PDF do e-book.

 A coleção Os Mensageiros das Estrelas reúne 24 volumes e está dividida em duas temáticas: Sistema Solar e Constelações. Com uma abordagem lúdica e didática, os livros digitais oferecem conteúdos diversos de astronomia para educadores, estudantes e público em geral. A cada volume, conheça a história de origem das constelações e seus mitos, veja diferentes fenômenos astronômicos e grandes descobertas científicas. 

Baixe gratuitamente os livros da coleção. 


 

 'Culturas Estelares' propõe uma reflexão ampla e instigante, relacionando manifestações socioculturais às múltiplas visões cosmológicas e tem como objetivo contribuir para a formação de mediadores e estimular o desenvolvimento de ações de popularização da ciência com essa temática em espaços formais e não formais de educação. Nesta coleção, veja a importância e a influência dos astros no processo de construção de saberes e práticas tradicionais de grupos sociais de diferentes tempos e espaços.  

Baixe gratuitamente os livros digitais


 

 'Viagem ao Universo em 88 Constelações' apresenta um mapeamento detalhado de três conjuntos estelares a partir da combinação de dados que vão desde conceitos básicos de astronomia, passando por narrativas mitológicas e da cultura pop e chegando aos desafios espaciais. A obra tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais que atuam em museus, centros de ciências itinerantes e auxiliar educadores em atividades experimentais de astronomia em sala de aula.

Baixe gratuitamente o livro digital

Os livros de colorir da coleção  'O Universo em 88 Constelações' une arte e ciência e conecta crianças e adultos em uma aventura pelo mundo da imaginação e da descoberta.  Organizadas de acordo com os vínculos reconhecidos entre os grupos estelares, as famílias astronômicas compreendem as constelações que apresentam similaridades históricas, científicas e/ou culturais. Em cada obra,  confira conteúdos diversos sobre o Universo e tente encontrar objetos celestes ocultos nos desenhos. Todas as ilustrações que compõem a coleção são releituras artísticas de representações mitológicas de constelações conhecidas. 

 

Baixe gratuitamente e imprima os livros de colorir das famílias astronômicas:

Zodiacal | Centauro  | Órion


 

Fruto de um trabalho coletivo que envolveu o público e o grupo de trabalho 'Arte e Ciência', do Serviço de Itinerância, este livro digital reúne produções artísticas inspiradas na exposição “Aedes: que mosquito é esse?”, do Museu da Vida Fiocruz, para a campanha virtual “Aedesnovela: contando histórias com ImaginAção”, que foi realizada durante a pandemia da Covid-19 nas redes sociais da instituição nos meses de abril e maio de 2021. 

 

Baixe gratuitamente o livro digital.


 


O Museu da Vida (MV), desde seus primórdios, orienta suas atividades educativas a partir de um conjunto de documentos que, em alguma medida, serão trazidos para o diálogo ao longo deste texto. O acúmulo de experiências mostrou a necessidade e a importância de consolidar as reflexões em uma política educacional, dando origem a um documento norteador para todo o trabalho educativo.

Baixe o PDF do livro impresso.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 09h às 16h30.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça